A paz deve ser buscada e sentida por todos.

A paz deve ser buscada e sentida por todos.
A imensidão do universo encontramos cenas que nos fazem pensar e sentir a paz.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

AMIZADE PERFEITA COM DEUS

Este é um livreto lançado pela Igreja Evangélica Renovação da Fé, para ser distribuido em prol da campanha de sua sede própria.
SAIBA COMO REATAR NOVAMENTE A AMIZADE COM DEUS E COMO PRESERVAR ESTA AMIZADE COM SEU COMPANHEIRO DE TODAS AS HORAS : JESUS CRISTO.

Introdução
Certa feita o Senhor Deus após ter criado o homem e a sua companheira, resolveu plantar um jardim num lugar chamado Édem. Lá o Senhor colocou o homem e sua companheira, para cuidarem e zelarem pelo jardim.
Todos os dias à tarde o Senhor vinha conversar com o homem, Adão, e com Eva sua companheira. Era uma harmonia e paz perfeita e havia um relacionamento perfeito entre o Criador e as suas criaturas, que ele fez para sua glória e louvor.
Num certo dia, o lindo jardim do Édem recebeu um visitante indesejado e intruso, que com o jogo da mentira enganou Eva, e esta por sua vez enganou o seu companheiro, Adão. Esta criatura indesejável conseguiu desta forma romper com um relacionamento de amizade perfeita e colocou o homem em dívida com o seu Criador. Estava quebrado o mais santo e imaculado relacionamento jamais existente. Estava quebrada a comunhão de paz e amor do homem com Deus.
E agora o que fazer para reconciliar o Criador com a criatura? como restituir ao homem a confortável comunhão com o senhor? o homem amedrontado e confuso com tudo que acontecera não estava em condições de atar novamente esta amizade e renovar o contato santo com Deus. Mas o Senhor em seu imesurável amor providênciou o RESGATE da alma humana perdida e confusa, em meio a uma situação de desobediência e desconcerto diante dele. O Senhor fez roupas de pele para o homem e sua companheira, que estavam nus, despidos e somente com ramos de folhas para se cobrir de vergonha pelo seu ato. Fazendo novas roupas de pele para o homem o Senhor o estava cobrindo de justiça e misericórdia.
Começou, então, um longo percurso em que Deus se empenhou em reconciliar o homem consigo, renovando aquela comunhão perfeita, refazendo aquela amizade pura e sincera que é própria para o ser humano com Deus.
AMIZADE PERFEITA COM DEUS
Desde a queda do homem no jardim do Édem, houve um interesse tanto por parte do homem como por parte de Deus de renovar a amizade que existia entre eles. O Senhor fez planos neste sentido na emissão da primeira menção a respeito do Messias, que desfaria esta inimizade criada pela serpente, dizendo:"Eu porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."(Gênesis 3:15). Com esta sentença a renovação da amizade entre Deus e o homem começava sua trajetória. No decorrer da história muitos fatos aconteceram que nos fazem hoje poder entender melhor como se deu esta reaproximação. Devido a rebeldia da humanidade o senhor se manteve afastado de quase todos praticamente, havendo porém, alguns que foram sensíveis à voz de Deus e por isto serviram de intermediários para esta grande obra de reconciliação.
O meio de Deus, a sua maneira para se comunicar com a humanidade é através daqueles que se tornam sensíveis à sua voz e se separam com a finalidade de anunciar a mensagem do Senhor. Assim, Deus se utiliza de pessoas que são escolhidas pelo seu divino propósito e se preparam ou são preparados para serem mensageiros, responsáveis por entregar a palavra de Deus, transmitindo-a aos demais homens.
Para a renovação do relacionamento de Deus com o homem é necessário que o homem esteja disposto a manter este relacionamento de amizade, assim como Deus está disposto e tem este interesse, pois, para isto ele criou o homem: para ter um relacionamento de amizade, uma comunhão com o homem, para o intercâmbio livre entre a criatura e o Criador. Portanto, o homem tem um papel importante nesta obra de renovação e reconciliação divina com a humanidade. O homem deve utilizar-se de sua vontade e querer, para a renovação da amizade com Deus. A bíblia contém várias passagens que mostram isso claramente. Deus sempre exige do homem reconhecimento de seu pecado e conversão completa de sua vida maligna, que é fruto de seu afastamento dos planos de Deus. Vejamos como exemplo estas duas exigências no livro de Jeremias 3:13 e 14, que diz: "somente reconhece a tua iniquidade, que contra o senhor, teu Deus, transgrediste,...Convertei-vos, diz o Senhor, ó filhos rebeldes..." e ainda as palavras de João Batista, que disse: "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus..."(Mateus 3:2). Diz o profeta Isaías, em seu livro, no capitulo 55:6: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." Isto significa que nós devemos buscar a Deus para renovar a nossa amizade e comunhão com Ele. Este é o convite do Senhor a nós para que o busquemos. Porém, nós não devemos nos esquecer que o Senhor já tem este interesse, e estende portanto este convite ao homem, devendo o homem saber que esta busca, para haver uma reconciliação e renovação plena, se torna necessário uma continuação, uma disposição constante do contato e comunhão com Ele. Como já vimos, após a queda do homem, o próprio Deus providenciou
o resgate da comunhão com a humanidade, por intermédio do descendente da mulher, Jesus Cristo, o segundo Adão (I Coríntios 15:45); fica portanto claro que "O Senhor está convosco, enquanto vós estais com Ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixares, vos deixará."(II Crônicas 15:2). O relacionamento de Deus com o homem deve ser com a concordância do próprio homem. Deve ser uma relação recíproca, e com a condesccendência do próprio homem.

Nenhum comentário: